sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Fatores da Revolução





   A chamada Revolução Industrial teve sua origem na Grã-Bretanha desde meados do século XVIII. Um dos aspectos mais debatidos do estudo desse processo encontra-se em explicar por que tirou o primeiro lugar na Grã-Bretanha e não em outros países. É, portanto, para rever um resumo das principais características deste país em tempos de 'descolar' do processo da industrialização.
   
   Fatores Políticos: Um regime político estável, a monarquia liberal, que desde o século XVII é o sistema político (como em outros países da Europa reforça a monarquia absoluta), e fica livre das revoluções que afetam muitos europeus. Os outros países guerra em que ele esteve envolvido no Reino Unido durante os séculos XVIII e XIX, não causou danos em solo britânico. A ilha agiu neste sentido como uma barreira protetora que se liga ao desenvolvimento de uma marinha poderosa para manter a sua hegemonia mundial no século XVIII e XIX. A existência de uma moeda estável e uma visão geral do sistema bancário: O Banco Inglaterra já foi criado em 1694. Estas condições não são dadas em outros países europeus até o século XVIII.

   Fatores Sociais e Econômicos: Abundância de capital, decorrentes em parte do domínio britânico comercial desde o século XVII, a marinha mercante britânica em uma concorrência feroz com os holandeses haviam tomado o controle de grande parte do comércio de outros continentes para a Europa. Comércio de produtos como chá ou rapé, e do comércio de escravos, permitiram a criação de enormes fortunas nas mãos de mercadores e banqueiros. Este comércio colonial, a Grã-Bretanha deu matérias-primas e mercados para seus produtos manufaturados. Incremento sustentada capacidade de produzir alimentos para a agricultura britânica está passando por um desenvolvimento significativo, a chamada revolução agrária, desde a aprovação de leis que permitem gabinete propriedades. Existência de uma obra abundante. A população britânica está a crescer a um ritmo acelerado, principalmente por caudas das mudanças na agricultura: o abastecimento constante e crescente de alimentos está acabando com a crise demográfica. Parte dessa população crescente vai migrar para as cidades e formam a massa de trabalhadores industriais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário